NOSSO TRABALHO


ALGUNS SERVIÇOS/ CUIDADOS QUE OFERECEMOS

Consultas Pré-natais de Enfermagem
Fazemos o acompanhamento pré-natal humanizado no consultório e em domicílio. O número de consultas e a freqüência varia de acordo com cada família e com a necessidade de cada um, uma vez que para garantir um melhor atendimento, o vínculo e a confiança são questões fundamentais. Durante as consultas retiramos dúvidas, avaliamos conjuntamente os exames clínicos de rotina, e acompanhamos o desenvolvimento da gestação de forma a estabelecer uma melhor relação terapêutica e não intervencionista. Nossas consultas duram cerca de 2h e temos a possibilidade de trocar sobre os mais diversos assuntos que envolvem a gestação, o parto, e os cuidados com o novo bebê.

Assistência ao Parto Domiciliar Planejado
Nos últimos anos nos deparamos com a mudança do local de nascimento do domicílio para o hospital, entretanto muitas mulheres ainda sentem um desejo profundo de darem à luz no aconchego do seu lar. A procura por partos fora do ambiente hospitalar vêm aumentando, e as pesquisas demonstram que esta é uma opção segura quando a mulher é acompanhada por uma equipe especializada, proporcionando uma enorme satisfação para todos os envolvidos. A escolha para o local de nascimento é um direito das mulheres e de seus familiares, e o domicílio pode ser o melhor lugar quando se trata de uma gravidez saudável. Para tanto, contamos com uma equipe experiente de enfermeiras obstétricas que poderão acompanhar o parto de forma segura e humanizada, proporcionando todas as condições necessárias para a chegada do novo bebê. O parto começa a ser planejado durante o pré-natal, com o acompanhamento da gestação saudável, e durante todo o processo a mulher e sua família podem contar com o cuidado constante da enfermeira obstétrica que avaliará o desenvolvimento do trabalho de parto fisiológico e a vitalidade do bebê. Em ambiente domiciliar a mulher tem a possibilidade de vivenciar o parto plenamente, adotando as posturas que desejar, podendo caminhar, se alimentar, descansar, ou seja, adequar o momento aos seus desejos, com a segurança que está sendo acompanhada por uma profissional qualificada.

Acompanhamento do Parto Hospitalar
Para aquelas mulheres que não se sentem seguras em dar à luz em casa, mas que desejam tornar esse momento especial mais acolhedor e individualizado oferecemos acompanhamento ao parto hospitalar. Fazemos consultas pré-natais para conhecer a família e seus desejos, e quando do início do trabalho de parto, a profissional escolhida vai até a residência e avalia o bem-estar materno e fetal, bem como o desenvolvimento do trabalho de parto. Assim, pode-se chegar ao hospital em uma fase mais ativa do processo de parto, evitando-se longos períodos de internação e intervenções desnecessárias. Na instituição acompanhamos a chegada do bebê, adequando as necessidades institucionais e os desejos da mulher. Acompanhamos igualmente os primeiros dias do recém-nascido e o estabelecimento da amamentação.

Consultas de Enfermagem no Pós-parto
Após o parto continuamos acompanhando as mulheres e bebês, avaliando todas as condições que envolvem este período, incluindo o estabelecimento da amamentação e cuidados co o seio, os cuidados com o bebê, e o auto-cuidado no pós-parto. Assim, acompanhamos as mulheres e bebês em seu primeiro mês juntos, de forma a contribuir para que este momento de transição e adaptação seja harmonioso e prazeroso.Oferecemos igualmente o acompanhamento no pós-parto a mulheres que não tenham tido seus bebês com nossa equipe, de forma individualizada, visando solucionar problemas e retirar dúvidas que possam surgir.

Nós, da Equipe Parto Ecológico, nos organizamos sempre para oferecer o melhor para cada mulher, bebê e família, assim também promovermos frequentemente:

Encontros, palestras e cursos para profissionais;
Roda de barrigas, bebês e bigodes;
Acompanhamento por psicólogos em grupo ou individualmente (Profissionais: Cláudia Barcellos e Bruna Soares);
Acompanhamento fisioterápico e grupo de pais (Arnaldo Carvalho);
Trabalhos corporais, yoga e dança do ventre para gestantes (Diana Schneider e Kira Young).

Nenhum comentário:

Postar um comentário